TRATIPOR IE – Resinas de Permuta Iónica.
Esta técnica inovadora permite estabilizar qualquer tipo de vinho à temperatura ambiente removendo o ião potássio (K + ) do vinho. Através da remoção do ião K + do vinho a formação de cristais de bitartarato de potássio não ocorre. Esta tecnologia apresenta diversas vantagens relativamente a outros sistemas: — Estabilização definitiva e segura de todos os tipos de vinho — Estabilização à Temperatura ambiente — Baixo consumo energético — Fácil operação — Baixo custo de operação e manutenção — Remoção efectiva do ião K + do vinho — Versatilidade do processo — Rapidez de operação Enquadramento Legal: — Resolução Oeno 43/2000 do INTERNATIONAL OENOLOGICAL CODEX — Regulamento (CE) 606/2009
Estabilização Método Clássico.
Processo mais antigo de estabilização no qual o vinho é submetido a baixa temperatura durante um período de tempo suficiente para ocorrer a formação de cristais de bitartarato de potássio (K + ). As máquinas de ultra-refrigeração fabricadas pela Trativi são específicas para uma diminuição eficiente da temperatura do vinho a estabilizar. Estão dotadas de um sistema de recuperação de energia que se traduz na redução de custos energéticos. É recomendado o uso de cubas isotérmicas para manter o vinho a baixas temperaturas e para redução da energia necessária à cristalização.
Estabilização Método Contacto.
Neste processo o vinho é submetido a temperaturas negativas onde são adicionados cristais de bitartarato para promover a cristalização de cristais de bitartarato de potássio(K + ). Após a adição os cristais devem ser agitados no vinho. Este sistema tem um tempo de cristalização inferior ao método clássico. Os chillers fabricados pela Trativi são específicos para uma diminuição eficiente da temperatura do vinho a estabilizar. Estão dotados de um sistema de recuperação de energia que se traduz na redução de custos energéticos. É recomendado o uso de cubas isotérmicas com agitador para manter o vinho a baixa temperatura, promover a agitação dos criais no vinho a estabilizar e para redução da energia necessária à cristalização.
Estabilização por Frio Contínuo.
O processo de tratamento por frio contínuo desenvolvido pela Trativi é original e seguro. Permite um caudal de tratamento constante que se traduz numa programação rigorosa do trabalho pelo operador. Neste processo o vinho é submetido a um tratamento suave pois não é alcançado o ponto de congelação o que permite conservar a matéria corante, os taninos e a estrutura dos vinhos tintos. O equipamento de frio contínuo da Trativi está dotado de vários sistemas de recuperação de energia e optimização da separação de cristais ao longo de todo o processo, reduzindo consideravelmente os custos operacionais. O processo de frio contínuo da Trativi é composto por uma máquina de ultra-refrigeração de corpos raspantes, unidades cristalizadoras, sistema de recuperação de energia, sistema de separação e recuperação de cristais e unidade de filtração Kristal.